A Sesa registrou três novas mortes por dengue no Paraná. O número foi divulgado no último boletim sobre a doença.
Por Marinna Prota
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou nesta terça-feira (25) o novo boletim da dengue. Mais três mortes foram confirmadas, chegando a um total de 15 durante o período epidemiológico. No total foram 168.978 notificações e 28.544 casos confirmados até agora. Há ainda 71.291 casos em investigação.
A doença já registrou confirmações nas 22 Regionais de Saúde e em pelo menos 315 municípios paranaenses, quase 79% do Estado. As regiões mais preocupantes ficam na área norte e oeste do estado, como Londrina e Cascavel. A principal recomendação da Secretaria de Saúde é a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti, responsável por transmitir não só a dengue, mas outras duas arboviroses como a zica e a chikungunya.
Para isso basta retirar a água parada de vasos e plantas. As equipes da Sesa estão apoiando localmente os municípios na organização do enfrentamento das arboviroses. Este mês foram promovidos mutirões de limpeza em todo o Litoral pela Coordenação Estadual da Defesa Civil. Atualmente estão sendo realizadas visitas técnicas às Regiões de Saúde no Paraná e ações de campo em Guaraqueçaba