Mais de um milhão de vacinas contra a gripe foram aplicadas no Paraná em 30 dias de campanha
Por Marinna Prota
O Paraná atingiu a marca de um milhão de vacinas contra a gripe aplicadas em 30 dias de campanha, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Os dados estão no Vacinômetro Nacional. Com um público-alvo de 4,6 milhões de pessoas, o Paraná chega aos 26,46% de cobertura vacinal, primeira posição no país, à frente de São Paulo e Minas Gerais.
No Paraná, dos 18 grupos prioritários que fazem parte da campanha, os que mais se vacinaram até agora foram os povos indígenas (51,37%), pessoas idosas (33,19%) e as puérperas (24,70%). Os grupos que menos aderiram à campanha foram as pessoas com deficiência permanente (1,67%), trabalhadores portuários (3,24%) e caminhoneiros (3,45%).
Até ao momento, o Ministério da Saúde enviou mais de 3 milhões de doses para o Paraná. A composição da vacina muda a cada ano, de acordo com as cepas do vírus que mais circulam no momento. Neste ano, o imunizante é composto pelos vírus H1N1 (Sydney), H3N2 (Darwin) e a cepa B (Victoria). A vacina está disponível em todos os 399 municípios do Paraná e deve ser procurada pela população nas unidades de saúde ou locais de vacinação.