A OMS divulgou nesta sexta-feira (5) o fim do status de emergência em saúde relacionado a pandemia da Covid-19 no mundo.
Por Marinna Prota
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o fim do estado de emergência em saúde em razão da pandemia da Covid-19. A situação, que vinha sendo administrada desde março de 2020, enfim terminou após análises de quedas de índices importantes como internações, atendimentos e aumento da imunização da população.
O secretário Estadual de Saúde do Paraná, Beto Preto, afirmou que mesmo após este anúncio a pandemia continua e é preciso seguir com os cuidados necessários.
SONORA
Um levantamento realizado pela Secretaria estadual da Saúde (Sesa) mostrou que 97% dos municípios paranaenses já convocaram a população acima de 18 anos para receber a vacina bivalente contra a Covid-19.
A Sesa recomendou a aplicação do imunizante para a população em geral no último dia 25 de abril, após a orientação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. Ao todo, mais de 29 milhões e 800 mil vacinas já foram aplicadas no estado.
Thiago Massuda, biomédico e presidente do Conselho Regional de Biomedicina do Paraná reforçou a necessidade de mantermos o calendário vacinal em dia e o quanto ele foi primordial para chegarmos a esta queda nos índices pandêmicos.
SONORA