
Conselho Estadual de Sanidade Agropecuária promove reunião para discutir medidas de combate à doença.
Por Marinna Prota
Autoridades do Paraná estão implementando ações preventivas para conter o avanço da gripe aviária no estado. Com dois casos confirmados em aves silvestres no litoral, o governo, produtores rurais e entidades representativas unem esforços para evitar a propagação da doença.
O assunto foi debatido em reunião do Conselho Estadual de Sanidade Agropecuária (Conesa), na sede da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), em Curitiba, como explica o diretor presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins.
SONORA
Um terceiro caso da gripe aviária está sendo investigado no estado.
SONORA
De acordo com a Adapar, a doença não afeta o status sanitário do estado nem o comércio de produtos avícolas.
A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) emitiu uma portaria para suspender temporariamente a movimentação de aves do litoral para outras regiões. A população é incentivada a relatar casos suspeitos e os produtores são orientados a adotar medidas de biossegurança em suas propriedades, como detalha o secretário de agricultura e do abastecimento, Norberto Anacleto Ortigara.
SONORA
A vigilância precoce e a notificação imediata são essenciais para uma resposta rápida e eficaz na contenção da gripe aviária.
SONORA