
A capital paranaense se manteve como a 8ª capital mais populosa do Brasil; na região sul do país, a cidade é a mais populosa.
Por Marinna Prota
O Censo Demográfico 2022 divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que Curitiba se mantém como a 8ª capital mais populosa do Brasil, com 1.773 mil habitantes, um aumento de 1,2% em relação ao Censo 2010.
Outro destaque ficou para Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba. A população da cidade passou de 81,7 mil para 148,9 mil habitantes nos últimos 12 anos, o segundo maior aumento proporcional entre os municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, uma diferença de mais de 82%.
Para o secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, esses números mostram que o poder público precisa ter um olhar especial sobre as regiões metropolitanas.
SONORA
Segundo o secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, o Censo 2022 traz importantes reflexões e apresenta um novo Paraná.
SONORA
O diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Jorge Callado, explica que o aumento da taxa geométrica, como a de 0,76% verificada no Paraná como um todo, é um instrumento importante para o planejamento.
SONORA
O censo é uma pesquisa realizada pelo IBGE para fazer uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira. Ele permite traçar um perfil socioeconômico do país, já que conta os habitantes do território nacional, identifica suas características e revela como vivem os brasileiros.