Economistas e autoridades explicam como a Reforma Tributária deve impactar no cotidiano dos brasileiros.
Por Marinna Prota
Aprovada em segundo turno pela Câmara dos Deputados, a primeira fase da Reforma Tributária promete simplificar a tributação sobre o consumo, trazendo alterações no dia a dia dos cidadãos ao comprar produtos e serviços. A reforma traz impactos em diversos setores da economia, como a cesta básica, remédios, combustíveis e serviços de internet em streaming.
O economista Carlos Magno explica a importância da Reforma Tributária para a economia do país.
SONORA
Já Daniel Point, que também é economista, afirma que não dá para saber ainda quais setores da economia serão mais impactados. No entanto, o comércio terá mudanças significativas.
SONORA
Segundo Daniel, um dos maiores obstáculos a ser enfrentado é no agronegócio.
SONORA
Já para Carlos Magno, no primeiro momento, o maior desafio será a interpretação e entendimento da lei.
SONORA
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, esteve em Curitiba para participar da Plenária Estadual de discussão e participação popular do Plano Plurianual (PPA) Participativo do Governo Federal e afirmou que a aprovação da Reforma Tributária vai impactar positivamente o crescimento do PIB, o desenvolvimento industrial e a geração de empregos no país.
SONORA
O governador do Paraná, Ratinho Junior, também celebrou a aprovação da reforma tributária, afirmando que ela representa um grande avanço para o Brasil.
SONORA
O texto final ainda precisa passar pela apreciação do Senado Federal. Se aprovado, pode trazer a unificação de encargos e a diminuição da burocracia para o recolhimento dos tributos pelas empresas. Ao consumidor, é esperada a redução de preços em determinados setores.