Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Julho Amarelo: ICF na luta contra as hepatites virais

Por Comunicação. Publicado em 26/07/2023 às 13:48.

Dia de Combate às Hepatites Virais terá testes gratuitos em Curitiba

Por Fernanda Nardo

No mês de julho, a cor amarela ganha destaque na conscientização e combate às hepatites virais. O Julho Amarelo é uma campanha de alcance mundial que tem como objetivo principal alertar a população sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado dessas doenças que afetam milhões de pessoas em todo o planeta. No Estado do Paraná, não é diferente. Mais uma vez, para conscientizar a população nesta data, acontece uma ação especial organizada pelo SESC, com apoio da Secretaria de Saúde Municipal de Saúde de Curitiba, além do Instituto para Cuidado do Fígado (ICF). Este ano, em Curitiba (PR), a ação acontece no Sesc da Esquina, na sexta-feira, dia 28 de julho, das 09h às 15h. O objetivo, além de conscientizar a população, é realizar testes rápidos de hepatites B e C, como destaca o médico Fábio Porto.

SONORA

As hepatites virais são inflamações do fígado causadas por diferentes tipos de vírus, sendo os mais comuns os tipos A, B e C. Estima-se que mais de 2 bilhões de pessoas são infectadas e cerca de 1 milhão morrem todos os anos por causa das hepatites. As hepatites B e C podem causar além da cirrose, o câncer de fígado. Conforme o médico, a grande preocupação é que os pacientes não apresentam sintomas e, quando diagnosticados, muitos já se encontram em situação avançada.

SONORA

No Paraná, essas doenças têm impacto significativo na saúde da população. Segundo dados oficiais do Ministério da Saúde, as hepatites B e C são uma questão de saúde pública no Brasil, onde aproximadamente 1,5 milhão de pessoas vivem com alguma das duas infecções.  Atualmente, estima-se que mais de 450 mil pessoas estão com infecção ativa pelo vírus da hepatite C no Brasil, e cerca de 1,1 milhão de pessoas têm hepatite B e, possivelmente, desconhecem o diagnóstico.