Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Crianças de Curitiba vão contribuir no combate às mudanças climáticas

Por Comunicação. Publicado em 27/07/2023 às 10:52.

Capital também poderá se beneficiar com as pesquisas científicas e informações técnicas do Inpe.

Por Fernanda Nardo

As escolas municipais de Curitiba vão receber pluviômetros feitos com garrafas pets para as crianças aprenderem a monitorar a quantidade de chuvas que cai na cidade e como as mudanças climáticas podem interferir na vida dos moradores. Essa é uma das atividades previstas dentro do protocolo de intenções assinado, nesta quarta-feira (26/7), pela Prefeitura de Curitiba com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A ação em Curitiba é um projeto-piloto e experiência vai servir de exemplo para todo o Brasil. A ministra da Ciência, Tecnologia e Informação, Luciana Barbosa de Oliveira Santos, afirmou que um dos principais desafios é envolver as pessoas sobre a consciência ambiental.

SONORA

Conforme o prefeito Rafael Greca, Curitiba pode também se beneficiar com as pesquisas científicas e informações técnicas do Inpe.

SONORA

O protocolo de intenções prevê o desenvolvimento de softwares integrativos de informações meteorológicas e ambientais e de Inteligência Artificial para apoio a atividades de detecção, pesquisa e ensino da mudança climática; a utilização de imagens de sensoriamento remoto para o desenvolvimento de estudos e pesquisas; modelagem global e regional da atmosfera, biosfera, hidrologia; e aquisição de sistemas computacionais, instrumentais e insumos em geral, em apoio às pesquisas conjuntas.