Especialistas alertam sobre os riscos de interromper tratamentos, principalmente para doentes crônicos; medicamentos genéricos podem garantir acesso para aqueles que mais precisam.
Por Fernanda Nardo
Segundo dados do Banco Mundial cerca de 10 milhões de brasileiros são empurrados para a pobreza devido aos gastos com saúde. Nesse cenário, os medicamentos representam aproximadamente 46% dessa parcela do orçamento familiar, levando muitas pessoas a abandonarem seus tratamentos devido aos altos preços dos remédios, o que pode acarretar complicações ainda maiores. Para a médica dos hospitais São Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru, Larissa Hermann, é fundamental que o paciente se sinta à vontade com o médico para discutir dificuldades relacionadas aos custos dos medicamentos e o impacto disso nas contas do mês. Não pode haver vergonha, pois abandonar um tratamento é muito pior.
SONORA
Os medicamentos que fazem parte do programa Farmácia Popular e os genéricos, que são vendidos pelo menos 35% mais baratos que os de referência, são uma alternativa cada vez mais buscada pela população para reduzir os gastos no orçamento mensal, como destaca a especialista.
SONORA
O medicamento genérico possui a mesma qualidade, segurança e eficácia do medicamento de referência, como destaca o farmacêutico da Prati-Donaduzzi, Liberato Brum Junior.
SONORA