Pesquisa revela que apenas 18,2% das famílias atrasaram pagamentos em julho, apesar da alta percentagem de endividamento.
Por Marinna Prota
O Paraná registrou, pelo segundo mês consecutivo, uma redução na taxa de inadimplência, com 18,2% das famílias atrasando seus pagamentos em julho. Apesar disso, 95,1% da população possui dívidas. Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), conduzida pela CNC e Fecomércio PR.
O economista Carlos Magno ressalta que o endividamento não implica necessariamente em inadimplência. Ele enfatiza que a saúde econômica do estado é um fator relevante e o uso consciente do cartão de crédito evita ter o nome negativado nos sistemas de proteção ao crédito.
SONORA
A pesquisa revela também que o estado do Paraná está na 24ª posição do ranking brasileiro, em relação a famílias inadimplentes. De acordo com Carlos Magno, esse descompasso é atribuído à dinâmica econômica ativa da região, resultando em uma população mais empregada e, portanto, mais capacitada para honrar compromissos financeiros.
SONORA
O cartão de crédito é o principal tipo de compromisso da população paranaense, responsável por 86,7% dos débitos a serem quitados em julho.
SONORA
O Paraná ocupa o segundo lugar no ranking de endividamento, atrás apenas do Rio Grande do Sul.