Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Uso do dinheiro de ‘emendas PIX’ é arriscado, aponta CGU. Sete cidades do Paraná foram auditadas

Por Comunicação. Publicado em 18/08/2023 às 07:00. Atualizado em 21/08/2023 às 14:03.

Uso do dinheiro de ‘emendas PIX’ é arriscado, aponta CGU. Sete cidades do Paraná foram auditadas

Bebê de apenas um ano é picado por escorpião e é hospitalizado

Parque Barigui pode voltar a ter parque de diversões

As informações com Mauro Contti


Uma auditoria feita pela Controladoria Geral da União apontou que o envio de dinheiro por meio das chamadas “emendas PIX”, sem análise ou fiscalização, pode “provocar a execução de serviços sem qualidade e desperdício de recursos públicos”. Os auditores do órgão verificaram como alguns municípios do país usaram e como prestaram contas do dinheiro recebido por esse tipo de emenda em 2020. Entre os municípios visitados, sete são do Paraná: Capanema, Marialva, Maringá, Medianeira, Missal, Santa Cruz de Monte Castelo e São Miguel do Iguaçu. Nas emendas PIX, os parlamentares podem indicar o repasse de milhões a estados e cidades. Os valores vão direto para as prefeituras, escolhidas sem critérios específicos. O município pode usar a verba como quiser, as únicas proibições são pagamentos de dívidas e salários.

Uma criança de um ano de idade foi internada no Hospital Universitário Regional de Maringá em estado gravíssimo nesta semana, após ser picada por um escorpião em Itaguajé, no norte do Paraná. Ela precisou ser atendida pelo transporte aéreo do Samu e segue na Unidade de Terapia Intensiva do hospital. Segundo informações do Sistema de Informação de Agravos de Notificação, a cada ano o Paraná registra mais de 14 mil notificações de acidentes envolvendo animais peçonhentos, como escorpiões, aranhas e serpentes. Só em 2022, por exemplo, houve mais de 14 mil ocorrências.

Um novo parque de diversões pode ser construído no Parque Barigui, um dos principais pontos turísticos de Curitiba. A prefeitura lançou edital, para inaugurar a novidade no Dia da Criança, no dia 12 de outubro. As propostas devem ser entregues até essa sexta. O espaço, de 8 mil metros quadrados, vai ficar perto do estacionamento, com acesso pela BR-277.
A ideia é que existam até 15 brinquedos nas categorias familiar e infantil. O Barigui chegou a ter um parque de diversões, que foi desativado há mais de 15 anos.