Após fala polêmica sobre nordestinos, vereador de Apucarana pode ter mandato cassado.//
Assaltos a ônibus, estações-tubo e terminais cai 89% em Curitiba.//
Votação do plano de carreiras de servidores da capital entra no 2º dia.//
Com Jomar Valença
A Câmara Municipal de Apucarana, norte do estado, aprovou nesta segunda-feira (21) a abertura de uma Comissão Processante (CP) contra o vereador Antônio Garcia (União Brasil), que disse, durante a discussão de um projeto, uma fala polêmica sobre nordestinos. Na ocasião, o deputado disse: “que no Nordeste o pessoal não gosta muito de trabalhar”. Ele pode ter o mandato cassado. A investigação foi aprovada por unanimidade pelos vereadores.
**
O aumento do uso de cartões para pagamento da tarifa de ônibus em Curitiba e a consequente redução da circulação de dinheiro ajudaram a reduzir em 89% os assaltos no transporte coletivo da capital entre 2019 e 2022 e os números continuam em queda. De janeiro a julho deste ano foram 23 assaltos, o que representou uma redução de 55% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram 51 ocorrências. Segundo a Urbs, até o fim do ano todos os terminais terão máquinas de recarga
.
**
O plano de carreira dos servidores municipais de Curitiba entra no segundo dia de votação nesta terça-feira (22), na Câmara Municipal. Ontem (21), a maioria dos vereadores da Capital aprovou o substitutivo geral aos seis projetos de lei apresentado minutos antes da sessão plenária. Os projetos acabaram aprovados sob protesto de diversos segmentos e invasão do plenário da Câmara. Os planos de carreira do Executivo abrangem servidores de 125 cargos públicos.