Ações têm foco no bem-estar e promoção à vida, já que a saúde mental envolve diversos fatores, como acesso à renda, lazer, esporte, entre outras condicionantes.
Por Fernanda Nardo
Para marcar o Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre a prevenção do suicídio e promoção de ações de saúde mental, a cidade de Curitiba promove ações gratuitas para abordar o tema. Em 2023, a Organização Mundial da Saúde escolheu o tema Criar Esperança através da Ação, que reflete a necessidade do trabalho coletivo para apoiar as pessoas em sofrimento de saúde mental. A psicóloga da equipe de Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, Luciana Sydor, explica que a programação do Setembro Amarelo na capital envolve esportes, música, teatro, leitura, apoio social, cuidados e atendimentos em saúde mental e outras atividades para o bem-estar. Ela cita alguns eventos do mês.
SONORA
Lucina pontua que o foco das ações do Setembro Amarelo tem foco no bem-estar e promoção à vida, já que a saúde mental envolve diversos fatores, como acesso à renda, lazer, esporte, entre outras condicionantes.
SONORA
Problemas de saúde mental interferem em todos os setores da vida do indivíduo. Por isso, é fundamental ter uma rede de apoio e procurar ajudar. Ela ressalta que a equipe multiprofissional das unidades de saúde, porta de entrada do sistema público de atendimento, pode ajudar a identificar quadros que precisam de intervenção médica ou de apoio psicológico.
SONORA
A programação do Setembro Amarelo em Curitiba pode ser acessada no site: https://www.curitiba.pr.gov.br.