Seis em cada dez paranaenses vão presentear no Dia das Crianças.//
Estudo da UFPR utiliza exame oftalmológico para diagnosticar esquizofrenia. //
Adolescentes são apreendidos após jogar pedras contra veículos.//
Com Jomar Valença
Seis a cada dez paranaenses pretendem presentear no Dia das Crianças. É isso que aponta a sondagem da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná. A data, comemorada no dia 12 de outubro, costuma ser o termômetro para as vendas de final de ano.
**
Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná publicaram um estudo que analisa a relação entre alterações nos olhos e o diagnóstico da esquizofrenia. O trabalho pode abrir caminho para um novo jeito de reconhecer o transtorno, que, segundo a Organização Mundial de Saúde, atinge cerca de 21 milhões de pessoas em todo o mundo e quase 1% da população brasileira. O diagnóstico feito pela retina ajuda na identificação precoce da doença, o que segundo os pesquisadores, aumenta a chance de pessoas com o transtorno terem uma vida com menos dificuldades.
**
Cinco adolescentes foram apreendidos após arremessarem pedras e quebrarem para-brisas de veículos que passavam no Contorno Leste, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O caso aconteceu na noite de segunda-feira (2). As vítimas relataram que tiveram os veículos atingidos enquanto dirigiam na altura do km 82. Ninguém se feriu. Os adolescentes foram encaminhados à delegacia de Piraquara, acompanhados do Conselho Tutelar.