6 mil pessoas foram afetadas por temporais no Paraná, diz Defesa Civil.//
Frascos de células-tronco são apreendidos no Oeste do Estado.//
Revitalização da Orla de Matinhos chega a 87,1%, diz IAT.//
Com Jomar Valença
Os temporais que atingem o Paraná desde a madrugada de quarta-feira (4) afetaram mais de 6 mil pessoas em 22 municípios, apontou a Defesa Civil. Ao todo, 1.047 casas foram danificadas de alguma forma por vendavais, chuvas de granizo, enxurradas, alagamentos ou deslizamentos. Conforme o Simepar, nesta sexta-feira, há alerta de tempestade para várias regiões do Paraná. Já no sábado, a previsão é de calor em quase todas as regiões, com chuvas. No domingo, a temperatura cai e chuvas em grande volume estão previstas.
**
Nove frascos com células-tronco de cordão umbilical foram encontrados com uma passageira no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, no oeste do estado. O material foi localizado durante inspeção de bagagens. O voo em que a passageira estava veio ao Brasil do Chile. A mulher tem 38 anos. No Brasil, o transporte deste tipo de material só pode ocorrer com a fiscalização adequada e autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
**
Com avanço na microdrenagem, revitalização da Orla de Matinhos chega a 87,1%, conforme levantamento divulgado nesta sexta-feira (6) pelo Instituto Água e Terra (IAT). Segundo o órgão, os trabalhos de microdrenagem atingiram 21,5% ante 16% em agosto. Já o processo de macrodrenagem está 90% finalizado. Previsão é que a obra fique pronta por completo em 2024.