Especialista destaca importância da checagem do profissional e investigação de histórico médico da paciente; tema veio à tona após fotógrafa falecer durante anestesia para o procedimento com endolaser.
Por Fernanda Nardo
O Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo e apresenta um crescimento de 390% na busca por procedimentos estéticos. No entanto, a morte da fotógrafa Roberta Corrêa, 44 anos, após receber anestesia para o procedimento com endolaser, que atua na gordura localizada, numa clínica no interior de São Paulo, chamou a atenção para a segurança e precaução na hora de optar por um procedimento. No caso da fotógrafa, a profissional que realizava o procedimento é habilitada. No entanto, o espaço foi interditado por falta de autorização para realizar esse tipo de procedimento estético. A fisioterapeuta e dermato funcional, Carolina Benecke, explica que é fundamental verificar se o estabelecimento tem todas as regulamentações em dia, antes de realizar qualquer tratamento estético.
SONORA
Por isso, ela reforça a importância de buscar informações sobre o procedimento, para avaliar até mesmo se existe alguma contraindicação para a técnica sugerida.
SONORA
Carolina reforça que antes de qualquer procedimento, deve ser realizada uma anamnese, para ter acesso ao histórico médico, que pode apontar possíveis alergias, uso de medicação e até procedimentos realizados anteriormente.
SONORA