Deputados e ministros discutem ações emergenciais para solucionar problemas causados pelas cheias.
Por Marinna Prota
O Paraná tem 28 municípios em estado de emergência por conta das chuvas que atingiram o estado neste mês de outubro. Com as enchentes que assolaram cidades da região sul, a Bancada Federal Paranaense buscou junto ao governo federal estratégias de enfrentamento para os problemas causados pelas águas. O encontro contou com a presença do vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB) e dos ministros Alexandre Padilha, da secretaria de Relações Institucionais e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.
A BR-476, que teve diversos pontos de interdição devido aos deslizamentos de terra e afundamento do asfalto, foi um dos principais problemas citados pelos parlamentares, já que ela dá acesso a rotas importantes envolvendo as cidades de União da Vitória e adjacentes. Segundo o deputado paranaense Aliel Machado (PV), a união entre as autoridades federais e locais será utilizada para acelerar a recuperação das áreas afetadas.
SONORA
Os recursos provenientes de ajuda humanitária estão sendo administrados pela Defesa Civil, com a distribuição de cestas básicas, kits dormitório e higiene. Até sexta-feira (27) cerca de 2.500 pessoas permaneciam fora de suas casas. O nível do Rio Iguaçu, que transbordou no vale de União da Vitória, está acima do seu nível normal, que é de cerca de dois metros, e a expectativa é de que a água baixe por completo somente em novembro.