Quando a articulação temporomandibular (ATM) sofre disfunções, o paciente apresenta sintomas, como dores nessa região, dores de cabeça e sérias tensões pelo corpo; especialista fala sobre técnicas simples que podem aliviar sintomas.
Por Fernanda Nardo
As disfunções da articulação temporomandibular (ATM) atingem cerca de 10 milhões de brasileiros, conforme o Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. A doença é responsável por causar diversos problemas na complexa articulação que movimenta a mandíbula e os ligamentos, além dos músculos da mastigação, mandíbula, dentes e em estruturas de suporte dentário. Quando a articulação temporomandibular sofre disfunções, o paciente apresenta sintomas, como dores nessa região, dores de cabeça, zumbidos no ouvido, cansaço na cabeça, na face e ombros, dor cervical e sérias tensões pelo corpo. A depender da gravidade, o tratamento pode envolver medicamentos para aliviar a dor, fisioterapia, massagens e até mesmo cirurgia. No entanto, o diagnóstico deve ser feito por um médico. A massoterapeuta Camila Finger explica que a massagem pode ser um poderoso aliado para aliviar sintomas.
SONORA
Ela destaca que a massagem específica na área afetada pela ATM propicia o relaxamento dos músculos da face, como também do músculo peitoral, da cervical e do trapézio, assim como do pescoço e ombros. Além de promover o descanso mental e emocional e que, muitas vezes, são estes os gatilhos para promover a tensão na região mandibular.
SONORA
Ela dá algumas dicas que podem ajudar a aliviar a dor nas crises.
SONORA