Conscientização passa pelo cuidado com a saúde em geral do homem
Por Marinna Prota
Com mais de 100 kg, Júlio César Fontana, de 61 anos, enfrenta a obesidade e as graves consequências dela. Após uma década de medicamentos para pressão, problemas de fígado e diabetes, ele decidiu mudar de vida e se submeteu a uma cirurgia bariátrica.
SONORA
A obesidade masculina tem atingido níveis altos no Brasil, mais que dobrando entre os anos de 2003 e 2019, passando de 9,6% para 22,8%, de acordo com dados do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) de 2019.
O presidente da seccional do Paraná da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), José Alfredo Sadowsk, destaca os impactos da obesidade na saúde masculina.
SONORA
O especialista enfatiza a importância do tratamento do excesso de peso nos homens.
SONORA
Júlio César Fontana relata sua experiência após a cirurgia bariátrica, enfatizando os ganhos em qualidade de vida.
SONORA
O tratamento da obesidade envolve uma abordagem multidisciplinar. O que inclui a mudança no estilo de vida, incorporação de hábitos alimentares mais saudáveis, a consulta a profissionais de nutrição e psicoterapeutas para lidar com distúrbios alimentares, e a prática de atividades físicas para a perda de peso.
Caso a impotência sexual persista mesmo após a perda de peso, a orientação de especialistas é buscar ajuda de um médico urologista para uma nova avaliação e orientação quanto ao tratamento mais adequado.