Após tragédia no show de Taylor Swift, Secretaria da Justiça e Cidadania estabelece medidas para preservar a saúde do público em grandes eventos no estado.
Por Marinna Prota
Na próxima semana, a Secretaria da Justiça e Cidadania do Paraná, por meio do Procon-PR, vai convocar as empresas responsáveis por organizar os grandes eventos no Estado para garantir o cumprimento da Portaria 35/23 da Secretaria Nacional do Consumidor, que estabelece medidas para preservar a saúde do público durante eventos de grandes proporções, especialmente em dias de calor intenso.
A iniciativa foi promulgada após a morte de uma fã durante o show de Taylor Swift, no Rio de Janeiro, na última sexta-feira (17), em meio a temperaturas extremas. Além da vítima fatal, mais de 1.000 pessoas foram resgatadas após sofrerem desmaios.
O secretário estadual da Justiça e Cidadania, Santin Roveda, ressalta a importância de garantir o acesso imediato à água em eventos.
SONORA
A Portaria 35/23 exige a instalação de ilhas de hidratação de fácil acesso, sem custos adicionais ao consumidor, e a permissão para que os participantes entrem nos eventos com garrafas de uso pessoal, recarregáveis gratuitamente em bebedouros acessíveis.
Claudia Silvano, coordenadora do Procon-PR, enfatiza que, mesmo com a venda de alimentos e bebidas, o acesso gratuito à água potável deve ser garantido pelos organizadores.
SONORA