Modelo único de identidade com CPF busca garantir segurança e reduzir fraudes
Por Marinna Prota
O estado do Paraná iniciou a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). O novo modelo segue um padrão único, incorporando o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF). O objetivo da nova carteira de identidade é eliminar a possibilidade de múltiplos registros, que aconteciam devido a falta de integração entre os sistemas de cada estado.
O coordenador do PCPR na Comunidade, João Mário Goes, destaca vários que eventos serão realizados para a confecção do novo documento.
SONORA
A validade do novo documento é de 10 anos, e o modelo antigo será gradualmente retirado de circulação até 2032, sem a necessidade de renovação para quem já possui o Registro Geral (RG). A CIN está disponível em versões impressa e digital acessível pelo aplicativo gov.br.
Para obter a nova Carteira de Identidade Nacional no Paraná, os cidadãos podem agendar atendimento presencial no site da PCPR, seja para emissão inicial ou renovação. A solicitação também está disponível para aqueles que já possuem o documento atual, facilitando o processo por meio do menu CIN Fácil no site da instituição.