Organização Mundial da Saúde estima que mais de 30 milhões de cães e gatos sofrem com o abandono.
Por Marinna Prota
O período de férias de verão é considerado o principal momento de abandono de animais no Paraná. Segundo a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, com base nas denúncias e nos relatos das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e instituições que resgatam esses animais, o número de casos de abandono cresce cerca de 50% nesta época do ano.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 30 milhões de cães e gatos enfrentam situações de abandono em todo o país.
A promotora de Justiça Ivana Ostapiv Rigailo, do Ministério Público do Paraná (MPPR), afirma que o abandono de animais é considerado crime pela legislação brasileira.
SONORA
A morte do animal durante o abandono pode levar a uma pena ainda mais severa, chegando a oito anos de prisão. Além do alerta para o abandono, a promotora enfatiza a importância de tratar os animais silvestres com respeito. Segundo ela, eles têm o direito de permanecerem livres em seus habitats naturais.
SONORA
Caso você presencie algum tipo de maus tratos de animais é possível denunciar pelo site da Polícia Civil ou de forma anônima pelo canal de denúncias 181.