Aproximadamente 1 em cada 4 pessoas enfrentará sofrimento mental em algum momento da vida, segundo a OMS. Os números reforçam a necessidade de conscientização e apoio.
Por Fernanda Nardo
Janeiro Branco é uma campanha dedicada à conscientização sobre a saúde mental, que reforça a importância do cuidado emocional e psicológico. Neste mês, são promovidas diversas ações para desmitificar tabus relacionados à saúde mental e incentivar a busca por uma vida psicológica mais equilibrada. Um elemento fundamental nesse processo é o autoconhecimento. De acordo com a OMS, aproximadamente 1 em cada 4 pessoas enfrentará sofrimento mental em algum momento da vida. Isso destaca a magnitude do problema e a necessidade de conscientização e apoio. A busca por ajuda psicológica através da terapia é um passo significativo na direção do autocuidado emocional e pode trazer uma variedade de benefícios para a saúde mental, como destaca a psicanalista Vera Alves.
SONORA
Ela explica que o sintoma está no lugar de algum desconforto, consciente ou não, e indica que algo não está bem conosco.
SONORA
Segundo a especialista, a terapia ajuda a elaborar essas questões e, com isso, é possível amenizar os sintomas, seja de depressão, ansiedade, ou de outros sofrimentos psíquicos.
SONORA