
Deslizamento de pedras interditou totalmente a BR-277. Segundo balanço mais recente do Corpo de Bombeiros, foram realizados 78 resgates de famílias no litoral.
Por Juliana Sartori
Um deslizamento de pedras interditou totalmente a BR-277, na altura do km 39, entre Curitiba e o litoral do Paraná. Ainda não há previsão de liberação. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o bloqueio aconteceu na madrugada desta quinta, nos dois sentidos da rodovia. No sentido litoral, a interdição ocorre no km 59, na unidade da PRF, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. A Estrada da Graciosa é por enquanto a alternativa para quem pretende seguir para o litoral do estado.
Já a BR-376, fechada na noite de ontem, foi liberada nesta manhã de quinta-feira. O fechamento foi preventivo no km 668. A medida foi tomada por causa das chuvas que não dão trégua na região.
Segundo balanço mais recente do Corpo de Bombeiros, desde terça-feira, foram realizados 78 resgates de famílias em áreas alagadas em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. Ao todo, 178 pessoas precisaram ser retiradas dessas áreas de risco. As situação é mais grave em Guaratuba, onde foram encaminhadas para abrigo 44 pessoas. Em seguida, Matinhos com 16 e Pontal do Paraná, com 11 pessoas.
A capitã dos bombeiros Debora Kolossoskei recomenda que as famílias que estiverem em áreas de risco de alagamento, especialmente com pessoas com dificuldade de locomoção, que busquem abrigo.
SONORA
Com a situação crítica do litoral, com várias famílias desabrigadas, o Provopar Estadual está se mobilizando para fornecer auxílio imediato, com pedidos de roupas, alimentos e itens de higiene, que podem ser levados a qualquer unidade do Provopar.