Estado registra redução de 9,3% nos homicídios e 25 mil roubos a menos, no ano passado.
Por Marinna Prota
Dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná (Sesp) mostram que houve uma queda de 7,6% nos roubos e de 9,3% nos homicídios, em 2023. Houve também um aumento nas apreensões de drogas, totalizando 100 toneladas a mais em relação ao ano anterior.
O secretário de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, destaca uma recente reestruturação com ênfase em inteligência, planejamento e tecnologia nos últimos meses. Segundo ele, a polícia do estado concentra esforços em áreas estratégicas, como Quedas do Iguaçu, que foi alvo de uma grande operação nesta semana, e Paranaguá, reconhecida como porta de entrada e saída para drogas no estado.
SONORA
Ainda conforme os números da Sesp, o índice de roubos alcançou o menor patamar dos últimos cinco anos, com uma redução de 51% em comparação a 2019. Em todo o estado, foram registradas 23.588 ocorrências, representando uma média de 69 casos a menos por dia. De acordo com a chefe da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegada Camila Ceconello, cerca de 80% dos crimes cometidos são motivados por tráfico de drogas.
SONORA
O estado registrou também que 33% das cidades não tiveram homicídios dolosos em todo o ano de 2023. De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná (PMPR), coronel Jefferson Silva, a redução dos índices estaria relacionada ao reforço de policiais militares nas ruas desde o ano passado.
SONORA