16 pessoas foram resgatadas no Parque Estadual do Marumbi pelo Corpo de Bombeiros com ajuda do Cosmo; tenente explica como proceder nessas situações.
Por Fernanda Nardo
Um grupo de 16 pessoas foram resgatadas neste domingo (18) pelo do Corpo de Bombeiros com auxílio do Cosmo – corpo de socorro em montanhas-, no Salto dos Macacos, localizado no Parque Estadual do Marumbi, em Morretes. Conforme a 1° Tenente do Corpo De Bombeiros Militar do Paraná, Hannah Yuri Karigyo, o alerta foi dado por uma equipe do Instituto Água e Terra (IAT) que entrou relatando que um grupo que se deslocou para o Salto dos Macacos ainda não haviam retornado à base e que em razão das chuvas que atingiram a região, havia ocorrido o fenômeno cabeça d’água, que é uma grande quantidade de água que surge repentinamente avançando por um rio ou descendo sobre uma cachoeira. Por conta desse volume, o grupo estava na outra margem do rio e não conseguia atravessar.
SONORA
A cabeça d´água pode ocorrer quando uma chuva muito forte cai sobre a cabeceira de um rio. O volume de água aumenta rapidamente tornando-se extremamente perigoso, pois a força da água causa um grande arrastão, deslocando pedras, vegetação e o outros objetos. A tenente destaca que é um fenômeno repentino, pois a água pode aumentar em um lugar mesmo sem estar chovendo na mesma hora. Por isso, ela dá algumas orientações para evitar esse tipo de situação.