140 mil estudantes retornam às aulas na rede municipal em Curitiba
Registro de crimes raciais aumenta 15% no Paraná
Senado deve votar hoje (20) fim das ‘saidinhas’ de presos em datas comemorativas
As informações com Mauro Contti
As aulas da rede municipal de ensino de Curitiba foram retomadas nesta terça-feira, 20 de fevereiro. Com isso, 140 mil crianças e estudantes s voltaram às salas de aulas para iniciarem o ano letivo de 2024. Na semana passada, foram os estudantes da rede estadual. A volta às aulas tem reflexo no trânsito de Curitiba que já está visivelmente mais movimentado nos horários de entrada e saída das aulas, entre 6h30 e 7h30, 11h30 e 12h30, 13 horas e no fim da tarde.
**
Em um ano, o número de boletins de ocorrência por crimes raciais cresceu 15% no Paraná, segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp). Em 2022, 1.560 boletins de ocorrência foram registrados por racismo ou injúria racial. Deste total, 664 viraram inquéritos policiais – 42% do total de denúncias. Em 2023, as denúncias aumentaram para 1.800. No entanto, apenas 950 investigações formalizadas, segundo a Sesp, atendendo 52% das denúncias feitas.
**
O Senado deve votar nesta terça-feira (20) um projeto que extingue as saídas temporárias de presos em feriados e datas comemorativas, chamadas popularmente de “saidinhas”. O texto já passou na Câmara, mas foi alterado no Senado para manter permissão atual para saída temporária para estudos e trabalho externo. A proposta tem o apoio de Rodrigo Pacheco. Além da saída temporária, o projeto trata de outros temas, como a realização de exame criminológico para a progressão de regime de condenados.