Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Defesa Civil do Paraná utiliza serviço de alerta para combater a dengue no estado

Por Redação. Publicado em 13/03/2024 às 18:33.

Serviço de alerta de ocorrências passa a informar sobre riscos da doença e áreas de maior incidência do mosquito transmissor.

Por Marinna Prota

A Defesa Civil do Paraná adotou uma nova estratégia de combate à dengue fazendo uso do serviço de alerta de ocorrências utilizado para mensagens sobre condições climáticas. O sistema está sendo utilizado para informar os paranaenses sobre a presença do mosquito transmissor nas regiões.

A corporação passou a enviar mensagens com dicas de prevenção diretamente para os moradores de todo o estado, utilizando ferramentas como WhatsApp, Telegram e SMS. Essa medida visa conscientizar a população e incentivar a adoção de ações preventivas.

Mesmo em Curitiba, onde historicamente os casos de dengue são menos frequentes, os alertas sobre a presença do mosquito nos bairros começaram a ser recebidos, como explica Marcos Vidal, assessor de Comunicação Social da Defesa Civil.

SONORA

O Informe Semanal da Dengue da Secretaria de Estado da Saúde revelou 601 casos em Curitiba. O Paraná registrou 149.134 casos em 2024, sendo o terceiro estado com mais incidência no país. Há 51 mortes confirmadas e 69 em investigação, com 22 municípios em estado de emergência devido às doenças virais, incluindo a dengue.