Cobrança por eixos suspensos nas BRs 116 e 376 começa nesta segunda
Júri do acusado de matar a youtuber Isabelly em Pontal do Paraná é remarcado
Aeroporto Afonso Pena cancela 19 voos para Porto Alegre no fim de semana
As informações com Mauro Contti
Começou a valer nesta segunda-feira (6) a cobrança de pedágio para caminhões e carretas comerciais carregadas que circulam com eixos suspensos. A medida vale para as três concessões do Grupo Arteris, no Paraná. As rodovias impactadas são as BRs-116 e 376.
Ao passar por uma cabine de pedágio, o sistema faz a consulta da placa de forma automática no Sefaz, e se o veículo estiver com o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) aberto, o eixo será cobrado.
O sistema é integrado à Secretaria da Fazenda Estadual permitindo a identificação da existência do contrato de transporte para qualquer tipo de carga. A cobrança será feita se os documentos estiverem em vigor, considerando a totalidade de eixos do veículo, incluindo os suspensos. Somente veículos vazios ou sem manifesto aberto estarão isentos da cobrança da tarifa sobre eixos suspensos.
////
O julgamento do acusado de matar a youtuber Isabelly Cristine Santos, foi remarcado para o dia 3 de setembro deste ano. A nova pauta foi divulgada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR). O julgamento do réu havia sido suspenso em outubro de 2022. A sessão deve inicar às 9h. Segundo o Ministério Público, o acusado responde pelos crimes de homicídio qualificado por motivo torpe e porte ilegal de arma de fogo. Isabelly morreu em fevereiro de 2018, quando voltava de um evento noturno com a mãe, o motorista do carro e o filho do motorista, quando foi atingida por um tiro na cabeça, no Balneário de Canoas, em Pontal do Paraná, no Litoral do Estado.
///
O Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na RMC, teve 19 voos cancelados pelas operadoras Tam e Azul. Todos com destino à Porto Alegre. A medida acontece depois que o Aeroporto Salgado Filho, na capital gaúcha, foi completamente tomado pela enchente que atinge a cidade. A previsão é de que novos voos sejam cancelados, pelo menos até o meio desta semana. Passageiros devem obter informações com as companhias aéreas e buscar as alternativas de remarcação e reembolso.