Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Estudantes de Irati constroem camas para doar às vítimas das enchentes do RS

Por Comunicação. Publicado em 20/05/2024 às 13:22.

Estudantes de Irati constroem camas para doar às vítimas das enchentes do RS

Quase 400 mil paranaenses são analfabetos, segundo IBGE

Caminhão despenca de viaduto após motorista perder freio no Trevo do Atalaia

As informações com Mauro Contti


Uma iniciativa do Colégio Estadual Florestal de Educação Profissional Presidente Costa e Silva, mais conhecido como Colégio Florestal de Irati, da região central do estado, reuniu uma dezena de alunos para contribuir com as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul. O colégio oferece Ensino Médio regular e matérias específicas sobre o ciclo de produção de madeira. Com isso, os estudantes vão confeccionar ao menos 100 camas na serraria do colégio. Elas serão enviadas a gaúchos desabrigados com ajuda do Corpo de Bombeiros.
//
Novos dados do Censo Demográfico divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados recentemente mostram que 398.334 paranaenses não sabem ler ou escrever. Apesar disso, esse número corresponde a uma taxa de analfabetismo de 4,31% no Paraná, revelando um crescimento na curva de aprendizado e diminuição desta condição ao longo dos anos. Nos anos 2000, por exemplo, eram 615.805 analfabetos no estado, considerando a população com 15 anos ou mais de idade. Em 2022 o Paraná registrou um índice de 93,81% de alfabetização.
//
No fim de semana, um caminhão despencou de um viaduto na BR-376, em Nova Esperança, no Norte do Paraná. O veículo pesado trafegava na PR-218 e caiu em cima da pista da rodovia federal, na região conhecida como Trevo do Atalaia.
Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu na altura do km 140, após o motorista perceber que o caminhão estava sem freios. Ele perdeu o controle do veículo, que acabou despencando. Apesar da altura que o caminhão caiu, o motorista sobreviveu com lesões moderadas. Ele foi encaminhado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ao Hospital Universitário de Maringá.