Iniciativa sustentável é modelo para todo o Paraná, pela sua vocação agropecuária e as inúmeras possibilidades de produção de biogás
Por Juliana Sartori
Energia elétrica é a grande especialidade da Itaipu Binacional. Além da água como principal fonte, a usina também está na liderança quando o assunto é transição energética. São inúmeros projetos e pesquisas mantidos pela empresa ligados às fontes de energia renováveis. Nessa sequência de reportagens sobre os 50 anos da Itaipu Binacional, conheça um importante investimento da usina em biogás.
O município de Toledo, na região Oeste do Paraná, é conhecido por ser um dos maiores produtores de suínos do país. E os dejetos desses animais, que muitas vezes são sinônimo de preocupação para o produtor e problema para o meio ambiente, ganharam um novo destino na cidade. Eles são tratados e transformados em fonte de energia elétrica.
E é em Toledo que fica a Central de Bioenergia, uma parceria da Itaipu Binacional, com o Parque Tecnológico Itaipu e o Centro Internacional de Energias Renováveis, o CIBiogás. Na Central são tratados dejetos de 41 mil animais de 14 produtores da região. O material é transformado em biogás para geração de energia elétrica suficiente para abastecer 1.500 residências. Além de energia elétrica, a central produz fertilizante que é distribuído para os próprios suinocultores e a comunidade em geral. Quem explica sobre o funcionamento dessa planta em Toledo é o diretor presidente do CIBiogás, Rafael González.
SONORA RAFAEL
Esta iniciativa em Toledo tem como grande destaque o fato de ser um modelo sustentável para todo o Paraná, pela sua vocação agropecuária e as inúmeras possibilidades de produção de biogás.
SONORA RAFAEL
O coordenador de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento em Energias Renováveis na Itaipu Binacional, Márcio Massakiti Kubo, explica qual é a ligação entre a planta de biogás de Toledo e a proteção do reservatório da usina hidrelétrica de Itaipu
SONORA MASSAKITI
A planta de Toledo representa um marco na história da Itaipu Binacional.
SONORA MASSAKITI
SONORA RAFAEL
Nas próximas reportagens da série especial em comemoração aos 50 anos da Itaipu Binacional, vamos conhecer os projetos que mostram os caminhos futuros da usina dentro do Parque Tecnológico Itaipu. Um dos focos é o chamado hidrogênio verde.
_____________
As reportagens são acompanhadas de materiais digitais que também podem ser reproduzidos nas redes sociais das emissoras associadas. Para utilizar, basta acessar os canais digitais da Aerp.