
Assembleia aprova projeto de lei que terceiriza a gestão de mais de 10% das escolas estaduais do PR
Três homens invadem empresa, roubam caminhão e depois matam motociclista atropelado em Cambé
Com Mauro Contti
Sob protestos, deputados estaduais aprovaram na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em segundo turno, o projeto de lei “Parceiros da Escola”, que terceiriza a gestão em 204 colégios estaduais. Ao todo foram 38 votos a favor e 13 contra a medida que vai impactar pouco mais de 10% da rede estadual de ensino. Com a redação final aprovada agora o projeto foi encaminhado ao executivo e deve ser sancionado pelo governador Ratinho Junior (PSD).
O projeto prevê que “empresas com expertise em gestão educacional” passem a gerir a parte administrativa dos colégios estaduais no Paraná a partir de 2025. Os deputados ainda informaram que as instituições selecionadas devem aprovar o modelo em consulta pública antes dele ser implementado. Além disso, a Secretaria de Estado de Educação (Seed) teria autonomia na parte pedagógica, sendo a responsável pelos professores e educadores, além das grades de ensino.
///
Três homens roubaram um caminhão em Cambé, no norte do Paraná, e acabaram atropelando e matando um motociclista no caminho. A Polícia Militar informou que o caso foi registrado na BR-369. Câmeras de segurança registraram a movimentação dentro da empresa de onde os ladrões roubaram fios de cobre e usaram um caminhão para fugir com itens. Alguns funcionários foram feitos de reféns. Um deles fugiu e chamou a polícia que encontrou o veículo e perseguiu os criminosos. Após o atropelamento, três suspeitos desceram do caminhão e atiraram contra as viaturas. Um homem foi preso e outros dois estão foragidos.