Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Agricultura no Paraná: Nova lei de segurança hídrica prevê reduzir impactos ambientais

Por Comunicação. Publicado em 07/06/2024 às 13:39.

A lei busca proteger os recursos hídricos, mas também fortalecer a economia agrícola, tornando-a mais eficiente e sustentável, e também, preparada para eventos climáticos que estão cada vez mais frequentes, diz Secretário de Estado da Agricultura do Paraná.

 Por Fernanda Nardo

A Política de Segurança Hídrica na Agricultura do Paraná (Lei 21.994/2024), sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, nesta terça-feira (04), prevê o uso racional e sustentável da água nas atividades agrícolas. A lei visa garantir que os agricultores tenham acesso a técnicas e tecnologias que otimizem o uso da água, evitando desperdícios e preservando este recurso vital. A agricultura é uma das atividades que mais consomem água. Por isso, tecnologias de irrigação eficiente, como as promovidas pela nova política paranaense, podem reduzir drasticamente o consumo de água na agricultura, como pontua o Secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Natalino Avance de Souza.

SONORA

A nova lei prevê o incentivo do uso de sistemas de irrigação inteligentes e capacitação dos agricultores para práticas mais sustentáveis. A lei também inclui medidas para proteger nascentes e cursos d’água, assegurando que as fontes de água sejam preservadas para as gerações futuras. Conforme o secretário, frente às mudanças climáticas, com a nova lei, o Paraná dá um passo importante para assegurar que a agricultura possa crescer de forma sustentável, protegendo os recursos hídricos e garantindo a segurança alimentar.

SONORA