Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Projeto da UFPR ensina crianças os cuidados contra a dengue

Por Comunicação. Publicado em 13/06/2024 às 11:17. Atualizado em 20/06/2024 às 10:46.

Micro-ônibus atua em locais de risco, tendo como base os dados da prefeitura.

Repórter Alana Morzelli. Supervisão de Maíra Gioia – uma parceria Rede Aerp de Notícias e Agência Escola UFPR.

Está ouvindo esse barulho? É o zikabus, um micro-ônibus adaptado com televisões, materiais didáticos e banners educativos em mais uma de suas visitas. O projeto foi criado pela Universidade Federal do Paraná. Iniciado em 2022, o projeto de extensão Labmóvel Zikabus consiste em visitas a escolas de Curitiba, da região metropolitana e do litoral, onde são realizadas atividades com o objetivo de orientar as crianças a respeito dos cuidados com o mosquito Aedes aegypti, como explica Sandor Moraes, bolsista do projeto e aluno de licenciatura em Ciências na UFPR.

SONORA 1

As atividades são realizadas dentro e fora do ônibus e reúnem amostras de todas as fases do inseto, maquetes, livros ilustrativos, materiais audiovisuais e banners que explicam os sintomas e as diferenças entre as doenças transmitidas pelo mosquito. O micro-ônibus atua em locais de risco, tendo como base os dados da prefeitura. As visitas às escolas em regiões mais afetadas pela doença são de extrema importância para informar as crianças, como explica a diretora da Escola Municipal Coronel Durival Brito, Rosiclere Araújo.

SONORA 2

O agendamento para as escolas é feito através de um formulário, no site do Labmóvel, na aba zikabus agendamento. Os únicos critérios para se inscrever são: ter uma tomada 220 volts acessível, um local para estacionar o ônibus e dispor de dois a três professores para acompanhar o andamento da visita, podendo sempre serem realizadas adaptações para atender todos os colégios que precisam.