Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Iniciativa de Itaipu coloca o Paraná como pioneiro na produção de combustível verde para aviação

Por Redação. Publicado em 18/06/2024 às 15:27.

Usina de Itaipu inaugura primeira planta de petróleo sintético, utilizado para a produção do SAF, Combustível Sustentável de Aviação

Por Juliana Sartori


É do Paraná, em Foz do Iguaçu, a primeira unidade de produção piloto de petróleo sintético do Brasil. Material que serve para a produção de SAF – que é o Combustível Sustentável de Aviação, na sigla em inglês. Essa é uma iniciativa da Usina de Itaipu, por meio do Centro Internacional de Energias Renováveis (o CIBIogás), e da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável. A unidade teve um investimento de R$ 10 milhões do governo alemão.

A nova unidade, inaugurada nesta semana em cerimônia com a presença de autoridades brasileiras, será capaz de produzir, inicialmente, 6 kg por dia de petróleo sintético.

O Combustível Sustentável de Aviação é feito a partir do processamento de biogás e de hidrogênio verde. As duas matérias-primas já são produzidas por iniciativas de Itaipu por meio do CiBiogás e do Parque Tecnológico Itaipu, como explica o diretor-geral brasileiro-geral de Itaipu, Enio Verri.

SONORA ENIO VERRI

Gabriela Bonassa, técnica em Engenharia e Operações no CiBiogás, explica que a solução encontrada no Paraná para tornar o combustível para aviação mais sustentável é inovadora.

SONORA GABRIELA BONASSA

Além de ser pioneiro com a inauguração dessa unidade, entre outras iniciativas, o Paraná tem potencial de se tornar um grande produtor de combustível sustentável no país. É o que garante o presidente do CIBiogás, Rafael Gonzalez.

SONORA RAFAEL GONZALEZ

Mais de cem países, incluindo o Brasil, assinaram um compromisso para reduzir os impactos da aviação no meio ambiente. Com isso, o SAF, ou combustível sustentável de aviação, é visto como a principal estratégia para reduzir as emissões. No entanto, o SAF ainda é escasso no mercado: em 2024, sua produção deve representar apenas 0,5% do total de combustível de aviação usado no mundo, segundo dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo. Mas o Brasil pode se tornar um produtor relevante por ter bastante biomassa disponível e por ter conhecimento em combustíveis verdes. E o Paraná certamente será protagonista.