Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Asfalto que floresce: Paraná planta um futuro mais verde

Por Comunicação. Publicado em 27/06/2024 às 11:37.

Projeto do Governo do Paraná compensa a emissão de carbono das obras com o plantio de árvores nos municípios.

Por Fernanda Nardo

Desde abril do ano passado, o programa Paraná Mais Verde, já plantou 86.930 mudas de árvores em 50 municípios paranaenses. Esse programa é um requisito do projeto “Asfalto Novo, Vida Nova”, do Governo do Paraná, que não só pavimenta áreas urbanas em cidades do Estado, mas também tem um compromisso ambiental: compensar a emissão de carbono das obras com o plantio de árvores. A Secretaria de Estado das Cidades supervisiona todo o processo, desde a escolha dos locais de plantio até a elaboração de relatórios sobre a sobrevivência das mudas, como pontua a secretária das Cidades, Camila Mileke Scucato.

SONORA

As mudas usadas no programa são cultivadas nos viveiros do Instituto Água e Terra (IAT) e distribuídas para as prefeituras, que cuidam do plantio. As espécies plantadas são escolhidas com base no solo e clima de cada região, com o explica o gerente de restauração ambiental do IAT, Mauro Scharnik.

SONORA

Entre as mais procuradas estão frutíferas nativas, como Araçá, Cerejeira-do-Mato, Jabuticabeira E Pitangueira; e outras nativas, como Ipê-Amarelo e Guajuvira. Além dessas, espécies ameaçadas de extinção, como Araucária, Peroba-rosa, Cedro-Rosa, Imbuia e Ipê-roxo.