Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Crimes Cibernéticos: Especialistas defendem criação de Agência de Segurança Digital

Por Comunicação. Publicado em 15/07/2024 às 14:23.

A instituição de uma Agência Nacional no país seguiria uma tendência da Europa, dos Estados Unidos e da Austrália e seria um incremento na proteção contra ataques digitais, segundo especialistas ouvidos em audiência pública no Senado.

Por Fernanda Nardo

Os crimes cibernéticos são uma preocupação global crescente. Com o aumento da digitalização, tanto governos quanto empresas ficaram mais expostos a ataques cibernéticos. Diante desse cenário, especialistas recomendaram a criação de uma agência nacional de segurança digital no Brasil, seguindo uma tendência da Europa, dos Estados Unidos e da Austrália. O assunto foi debatido em audiência pública no Senado. O Especialista em segurança cibernética do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Santiago Paz, destacou que o Fórum Econômico Mundial chamou atenção para o cenário de risco cibernético no Brasil e no mundo.

SONORA

O chefe da área de setor público da Cloudflare, Paulo Manzato, uma empresa dos Estados Unidos que oferece serviços de segurança na internet, enfatizou que complexidade dos ataques cibernéticos exigem uma abordagem colaborativa entre o setor público e privado.

SONORA

A Subcomissão de Defesa Cibernética do Senado faz parte da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado e foi criado em 2023 para acompanhar a política pública relacionada à defesa cibernética no Brasil.