
Ministério da Saúde estima que 3 milhões de usuários serão beneficiados, economizando até R$ 400 por ano; qualquer cidadão tem direito de adquirir medicamentos da lista em farmácias credenciadas.
Por Fernanda Nardo
A partir de 10 de julho de 2024, o Programa Farmácia Popular ampliou o acesso a medicamentos gratuitos para a população brasileira. Remédios para tratar colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite, entre outros, já podem ser retirados sem custo em unidades credenciadas. O Ministério da Saúde estima que cerca de 3 milhões de usuários serão beneficiados, economizando até R$ 400 por ano. A advogada especialista em Direito à Saúde, Renata Farah, explica que o programa ampliou a distribuição gratuita de medicamentos a 95% dos Itens.
SONORA
O programa agora oferece 39 dos seus 41 itens, incluindo fraldas e absorventes, de forma gratuita. Ele está presente em 85% dos municípios brasileiros, o que abrange 4,7 mil cidades e mais de 31 mil estabelecimentos. A advogada explica que para ter acesso aos medicamentos da lista, basta ir até uma farmácia credenciada.
SONORA
Criado em 2004, o programa Farmácia Popular oferece medicamentos e insumos de saúde para a população brasileira. Conforme Renata, o objetivo é garantir o acesso universal à saúde e melhorar a qualidade de vida da população.
SONORA
Para ter acesso a lista completa de medicamentos gratuitos e as farmácias credenciadas, basta acessar o site do Ministério da Saúde.