Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Pesquisa aponta que alerta de desastres via SMS em Curitiba é ineficaz

Por Comunicação. Publicado em 24/07/2024 às 07:00.

Conforme estudo, pessoas em comunidades ameaçadas não recebem essas mensagens de alerta devido a barreiras como a inexistência de um CEP em suas residências.

Repórter Alan Morzelli. Supervisão: Maíra Gioia. Uma parceria AERP e Agência Escola UFPR.

Você conhece o sistema de alerta para desastres de Curitiba, que existe também em outras regiões? Atualmente, no caso da capital paranaense, para receber os alertas da Defesa Civil sobre possíveis riscos diretamente no seu celular, basta enviar uma mensagem para o número 40199 e informar o CEP da área de interesse. Mas será que a ferramenta é realmente eficaz e evita que as pessoas permaneçam em áreas de riscos durante temporais? De acordo com a pesquisa realizada pela professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Luciene Pimentel, as pessoas em comunidades ameaçadas não recebem essas mensagens de alerta devido a barreiras como a inexistência de um CEP em suas residências.

Sonora

No caso de Curitiba, a Defesa Civil está desenvolvendo um novo sistema no qual não será mais necessário se cadastrar. O novo alerta vai localizar os celulares que estão em áreas de risco e enviar uma mensagem automaticamente. Essa mensagem será disparada pelo whatsapp e poderá ser enviada por SMS. Segundos os pesquisadores, essa mudança é necessária para que todos tenham acesso a informações que podem salvar vidas em caso de desastre.

Sonora