PF manda negociadores para região de conflito entre indígenas e fazendeiros no oeste do estado
Paraná tem alertas para queda de temperatura e tempestades nesta semana
Com Marinna Prota
A Polícia Federal (PF) enviou para as cidades de Guaíra e Terra Roxa, no oeste do Paraná, negociadores especializados para realizar interlocução técnica e pacífica entre indígenas e produtores rurais. Segundo nota da Polícia Federal, os profissionais são necessários diante do agravamento do conflito em decorrência da ampliação das ocupações indígenas, que resultaram em decisões judiciais de reintegração de posse. Cinco áreas estão ocupadas pelos povos originários. A Justiça Federal emitiu decisões de desocupação voluntária e entregou intimações aos líderes indígenas, que têm até o fim de julho e os primeiros dias de agosto para deixar os imóveis.
///
O Paraná está com um duplo alerta amarelo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em razão da virada do tempo prevista para este início de semana. O primeiro alerta amarelo é para queda brusca de temperatura entre 3 e 5 graus entre o domingo (28) e 7 horas de quarta (30) e vale para a Região Metropolitana de Curitiba e Litoral do Paraná.
O outro alerta é para tempestade com chuva entre 20 até 50 mm/dia, ventos intensos de até 60 km/h, e queda de granizo. O aviso do Inmet vale para a Região Metropolitana de Curitiba, Centro Ocidental Paranaense, Sudoeste, Oeste, Centro-Sul e Centro Oriental Paranaense.