Adapar encontra alta concentração de substância tóxica em mariscos em Guaratuba
Carro carregado com maconha é apreendido em Cascavel pela PRF
Caminhonete invade costelaria e mata duas pessoas em Ibiporã
As informações com Mauro Contti
Exames produzidos pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) encontraram nos mariscos da região de Guaratuba uma toxina perigosa acima do limite máximo permitido pela legislação federal. A Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) resolveu proibir, por tempo indeterminado, o comércio e o consumo de ostras, mexilhões, vieiras e berbigões cultivados ou extraídos da baía de Guaratuba, no litoral do Paraná.
Conforme a Adapar, a substância é chamada de ficotoxina ácido ocadáico (DSP), gerada por algas e pode causar problemas de saúde ao consumidor, incluindo dores abdominais, náuseas, vômitos e diarreia.
///
Um carro carregado com maconha foi apreendido e uma pessoa foi presa em Cascavel, na manhã desta segunda-feira (29). Uma equipe do Núcleo de Operações Especiais da Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou o veículo na BR-277. O motorista contou que pegou os entorpecentes em Medianeira e que levaria até a cidade de Ponta Grossa. O homem de 44 anos ainda tentou fingir que vendia chinelos, mas foi preso em flagrante pelos agentes e levado para a delegacia de Polícia Civil de Cascavel para ficar à disposição da Justiça.
///
Um vídeo de câmera de segurança flagrou um acidente em Ibiporã, que deixou duas pessoas mortas e outras três feridas no fim de semana. Nas imagens, é possível ver que pelo menos cinco pessoas da mesma família jantando no lado externo de uma costelaria. Elas percebem uma caminhonete desgovernada indo na direção da mesa, mas não conseguem fugir a tempo. O veículo em alta velocidade atinge em cheio a mesa ocupada pela família. O motorista também ficou em estado grave e foi levado ao hospital. A Polícia Civil investiga o que pode ter causado o acidente, já que não foi possível fazer o teste do bafômetro no local.