
Conheça o aerogel, material sólido formado 99% de ar, utilizado no projeto que rendeu prêmio internacional para os estudantes.
Repórter: Alice Lima. Supervisão: Maíra Gioia. Uma parceria AERP e Agência Escola UFPR.
Você provavelmente já passou em frente ao antigo Hotel Tassi, um prédio histórico abandonado localizado na rua Barão do Rio Branco, no coração de Curitiba. Com o objetivo de revitalizar o edifício, os alunos de arquitetura e urbanismo, Guilherme Pinheiro e Amanda Hashimoto, utilizaram o aerogel, material sólido formado 99% de ar para idealizar o projeto. Guilherme Pinheiro, coautor, explica sobre as propriedades do material.
Sonora
Usando das propriedades do material, o projeto sugere a construção de uma estrutura dentro do hotel para transformar o local em um museu sobre os prédios antigos de Curitiba. A ideia é utilizar o aerogel, que pode ser colocado no reboco da parede, para garantir o isolamento térmico sem alterar a arquitetura original. Além do isolamento, o uso do material perto das janelas permite a passagem de umidade. Assim, o prédio não terá problemas estruturais no futuro.
Sonora
O projeto foi vencedor na categoria “estudante” do prêmio internacional de Aerogel na Arquitetura de 2024, concedido pelo Laboratório de Ciências Materiais e Tecnologia com sede na Suíça, que tem o objetivo de fomentar e estimular a indústria do aerogel, que ainda está em crescimento.