Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Agosto Lilás: Paraná está entre os estados que mais denuncia violência contra a mulher

Por Redação. Publicado em 26/08/2024 às 16:25. Atualizado em 29/08/2024 às 09:49.

Delegada-Chefe da Divisão de Polícia Especializada no Paraná, Luciana Novaes, dá entrevista para a Rede Aerp sobre as ações do Agosto Lilás. 


Agosto Lilás é o mês é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. No Paraná, mais de 90 mil boletins de ocorrência de violência contra a mulher e 30 mil de violência doméstica foram registrados no Paraná entre janeiro e maio de 2024, segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). De acordo com a entrevista da Delegada-Chefe da Divisão de Polícia Especializada no Paraná, Luciana Novaes, para a Rede Aerp, o número alto representa que as pessoas estão mais conscientes em relação à violência doméstica e preparadas para fazer a denúncia.

No entanto, ela também cita as dificuldades enfrentadas no combate a esse tipo de violência. Em relação aos feminicídios, por exemplo, foram 49 mortes no primeiro semestre deste ano no Paraná, sendo que no mesmo período do ano passado 41 mortes foram registradas. Ou seja, houve um aumento de casos. E o objetivo é que o estado alcance o feminicídio zero.

Além de trazer alertas e falar o que o Paraná está fazendo para combater a violência contra a mulher, Luciana Novaes, também fala da importante participação da população para reduzir os casos de violência no estado.