ANTT aprova novos editais de concessões de rodovias no PR para Lotes 3 e 6
Paraná utiliza imagens de satélites do INPE e da NASA para identificar incêndios em vegetação
IAT resgata onça-parda presa em árvore a 20 metros de altura em Cafelândia
Com Marinna Prota
A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), aprovou nesta quinta-feira (5), as publicações dos editais de concessão dos Lotes 3 e 6 do Paraná.
São previstos investimentos de mais de R$ 35,8 bilhões ao longo de 30 anos para mais de 1.200 quilômetros de rodovias estaduais e federais abrangidos pelos dois lotes. Os documentos do certame serão publicados nesta sexta-feira (6) no Diário Oficial da União (DOU). O leilão para o Lote 3 está agendado para 12 de dezembro, enquanto o do Lote 6 será em 19 de dezembro.
//
Em situação de emergência decretada pelo Governo do Estado por causa da estiagem que atinge vários municípios, o Paraná usa imagens geradas por satélites do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe) e da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) para acompanhar em tempo real o surgimento de focos de calor, monitorando 24 horas por dias, todos os dias da semana.
Uma das principais ferramentas para a detecção precoce de incêndios é a plataforma VFogo desenvolvida pelo Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). Este ano houve 77 comunicados de calor, sendo 38 somente no mês de agosto.
///
Técnicos do Instituto Água e Terra (IAT), devolveram à natureza nesta quinta-feira (5) uma onça-parda que foi resgatada de uma árvore em Cafelândia, no Oeste do Estado. O felino, macho de um ano e 21 quilos, subiu na árvore de 20 metros de altura em um sítio próximo à área urbana da cidade. A onça, bastante assustada, ficou presa na árvore por 14 horas, e precisou ser anestesiada pela equipe para ser retirada com segurança.