Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Polícia Federal faz operação contra organização especializada em fraudes no INSS

Por Comunicação. Publicado em 26/09/2024 às 13:00.

Polícia Federal faz operação contra organização especializada em fraudes no INSS

Paraná lidera apreensão de drogas no Brasil em 2024

50% das oficinas mecânicas do Paraná sofrem com falta de mão de obra.

As informações com Mauro Contti


Policiais Federais (PF) cumpriram nesta quinta-feira (26) 29 mandados de busca e 18 de prisão preventiva no Paraná, Distrito Federal e em outros sete estados. As ordens judiciais são contra uma organização criminosa especializada na obtenção fraudulenta de dados de beneficiários do Instituto Nacional de Seguridade Nacional (INSS).
As investigações apontaram que as informações eram para posterior venda a terceiros interessados em simplesmente consultar esses dados ou usá-los para fins criminosos, como por exemplo, para contratação indevida de empréstimos consignados e saques irregulares de benefícios previdenciários.
//
As forças de segurança pública do Paraná são responsáveis pelo maior volume de drogas apreendidas no Brasil em 2024. É o que apontam os dados mais recentes do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp). De janeiro a agosto deste ano, foram apreendidas 326 toneladas de drogas, o equivalente a 36,5% de tudo o que foi confiscado pelas forças policiais em todo o território nacional.
//
O Paraná tem mais de 30 mil oficinas automotivas. Um levantamento do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios no Paraná (Sindirepa-PR) mostra que 50% das empresas precisam de mão de obra nova. O desafio do setor é formar uma nova geração de profissionais. Com apoio do Senai, em 2023, foram formados mais de 200 mil alunos para trabalhar na área, no entanto sobram vagas para os cursos de reparação de veículos.