Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Avião sai da pista no Aeroporto Regional de Maringá

Por Redação. Publicado em 02/10/2024 às 06:08.

Avião sai da pista no Aeroporto Regional de Maringá

Remédio à base de canabidiol passa a ser fornecido pela Sesa no Paraná

Com Marinna Prota

Um avião de treinamento saiu da pista e parou ‘de bico’ no gramado do Aeroporto Regional de Maringá, no norte do Paraná, nesta terça-feira (1). Segundo informações da prefeitura, responsável pela administração do aeroporto, os pilotos realizavam exercícios de voos de instrução, de toque e arremetida no pouso. O acidente aconteceu quando, durante uma aterrissagem, uma asa foi levantada. O município afirma que os pilotos não se feriram e que houve apenas danos materiais à aeronave.

Em nota, o Aeroporto de Maringá informou que as operações foram suspensas por 17 minutos para a retirada do avião e inspeção da pista e nenhum voo programado precisou ser cancelado.

////

Um remédio para esclerose múltipla é o primeiro à base de canabidiol (CBD) a ser fornecido pelo Governo do Paraná. Desde o início de setembro pacientes com a doença autoimune, que afeta o sistema nervoso central, podem fazer a solicitação ao estado. O medicamento de tetraidrocanabinol (THC) associado a canabidiol (CBD) se chama Mevatyl e, conforme a Secretaria de Estado de Saúde do Paraná (Sesa), é usado no tratamento de pacientes com espasticidade moderada a grave causada pela esclerose múltipla.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a medicação é fornecida na forma de frasco spray com 10 ml e cada unidade custa R$ 859,92. A distribuição, diz o governo, acontecerá nas farmácias das 22 Regionais de Saúde.