Morre primeira mulher a presidir Academia Paranaense de Letras
Lacen ultrapassa marca de meio milhão de testes realizados em 2024
Homem encontra munição de artilharia em rio de Itapejara D’Oeste
Com Marinna Prota
Morreu nesta terça-feira (8), de causas naturais, aos 101 anos, a professora e escritora curitibana Chloris Casagrande Justen. Ela foi a primeira mulher a presidir a Academia Paranaense de Letras (APL). A academia manifestou por meio de nota profundo pesar em virtude do falecimento da poetisa que, desde maio de 1997, ocupava a cadeira nº 24, cujo patrono é Luiz Ferreira França. A nota lembra que, ao longo de sua trajetória, Chloris foi a terceira mulher a entrar para a academia, entidade que presidiu por duas gestões, de 2012 a 2016.
////
O Laboratório Central do Paraná (Lacen-PR) passou a marca de meio milhão de exames realizados desde janeiro e até a primeira semana de outubro. Foram 568.537 análises na unidade, com mais de 50 tipos de testagem voltados à vigilância epidemiológica e ao monitoramento de doenças infecciosas de notificação obrigatória. O número já é praticamente igual ao registrado durante todo o ano de 2023, que fechou com 568.701 exames.
///
Uma munição de artilharia foi encontrada por um pescador às margens do Rio Santana, na comunidade rural de Barra Grande, em Itapejara d’Oeste, no Paraná, segundo a Polícia Militar (PM). O homem que encontrou o item, contou ainda à polícia que pescava no rio, quando encontrou o artefato que chamou a atenção dele e decidiu levá-lo para casa. O item ficou guardado em uma churrasqueira por cinco dias, até que a PM foi chamada para buscar o item.