Megaoperação mira suspeitos de tráfico e lavagem de dinheiro no Paraná e outros estados
Paraná soma mais 200 casos de dengue em uma semana, segundo a Secretaria de Saúde
As informações com Mauro Contti
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou nesta quinta-feira (17) o cumprimento de 137 mandados judiciais contra uma organização criminosa envolvida no tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. A operação ocorreu em 13 cidades, sendo nove no Paraná, três em Santa Catarina e uma no Mato Grosso do Sul. As cidades paranaenses com alvos da polícia foram Curitiba, Campo Magro, Campina Grande do Sul, Fazenda Rio Grande, Pontal do Paraná, Piraquara, Araucária, Almirante Tamandaré e Telêmaco Borba.
As investigações, iniciadas pela PCPR em novembro de 2023, revelaram que dois irmãos lideravam o esquema. Eles adquiriam drogas de um fornecedor no Mato Grosso do Sul e distribuíam para cidades no Paraná e em Santa Catarina. A droga era transportada em fundos falsos de veículos e por “mulas”, pessoas pagas para transportar os entorpecentes em ônibus interestaduais.A estimativa é de que a organização tenha movimentado mais de R$ 13 milhões nos últimos três anos.
///
A Secretaria de Estado da Saúde informou em seu boletim Semanal da Dengue que na última semana, foram confirmados 239 novos casos e nenhuma morte pela doença. No atual período sazonal que começou em julho deste ano, o Paraná contabiliza 2.699 casos confirmados e nenhum óbito. Ao todo, 343 municípios já apresentaram notificações da doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e 220 possuem casos confirmados.
As Regionais com mais casos confirmados são Londrina (716), Maringá (373), Curitiba e Região Metropolitana (270), Paranaguá (230) e Foz do Iguaçu (148).