
O curso é totalmente gratuito e online, com uma carga horária de 40 horas divididas entre quatro módulos
Reportagem e produção: Alice Lima
Supervisão: Maíra Gioia. Uma parceria AERP e Agência Escola UFPR.
O Ministério de Direitos Humanos e da Cidadania, em parceria com a organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura, a UNESCO, promove o curso “desenho universal na perspectiva da pessoa idosa”, que foi desenvolvido por uma equipe de professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O público-alvo são pessoas idosas, gestores, lideranças sociais e conselheiros de direitos da pessoa idosa.
O conceito de desenho universal, trabalhado no curso, propõe a análise e criação de espaços com uso democrático, garantindo que um ambiente seja utilizado de forma igualitária por todos, independente da idade. O objetivo é promover a autonomia, inclusão social e qualidade de vida da pessoa idosa, através dos conhecimentos que permitem identificar as barreiras sociais e sugerir soluções.
O curso é totalmente gratuito e online, com uma carga horária de 40 horas divididas entre quatro módulos. Para fazer a inscrição basta acessar o site ufpraberta.ufpr.br.
A previsão de início do curso é para o final de outubro, para mais informações e atualizações acesse ufpraberta.ufpr.br e pesquisa por “desenho universal na perspectiva da pessoa idosa”.