Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Obra da Ponte de Guaratuba chega a 22% e emprega mais de 400 pessoas

Por Redação. Publicado em 22/10/2024 às 07:46.

Obra da Ponte de Guaratuba chega a 22% e emprega mais de 400 pessoas

TCE-PR vai fiscalizar políticas envolvendo população de rua

MPF pede cobrança de multa para concessionária que não construiu contorno em Arapongas

Com Marinna Prota

A obra da Ponte de Guaratuba, no litoral do Paraná, chegou a 22,6% de execução, segundo o governo do estado. As 415 pessoas contratadas atuam na obra como equipes administrativas e construtivas. Do começo de julho, quando o efetivo era de 296 trabalhadores, a mão de obra na estrutura aumentou 40,2%. A previsão é de que até o fim do ano 600 pessoas estejam trabalhando na obra de forma direta ou indireta. No mês de setembro, foram 27 novos contratados. Já em outubro, são 134 vagas de trabalho abertas.

///

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) afirmou que vai fiscalizar as políticas para a população de rua. A ação, inédita no estado, deve acontecer a partir do ano que vem. Essa auditoria integra o Plano de Fiscalização 2024-2025, que reúne as ações prioritárias de controle externo do Tribunal. O planejamento foi iniciado com uma reunião online entre servidores do Tribunal e representantes de conselhos municipais de quatro municípios – Curitiba, Londrina, Maringá e Araucária e servidores da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (Seju-PR).

/////

O Ministério Público Federal (MPF) pediu a cobrança da multa de R$ 222 milhões para a Viapar, antiga concessionária do pedágio de Arapongas, no norte do Paraná. A empresa não construiu um contorno na cidade, mas a obra estava prevista no contrato de concessão, que terminou em 2021. Pelo projeto, ela teria 10 quilômetros de extensão, com pistas duplas e seis viadutos, sob a BR-369. De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a construção parou nos 4% de execução.